terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

“Iniquidade, o pecado da humanidade”




“Ai daqueles que nos seus leitos imaginam a iniquidade e maquinam; à luz da alva o praticam, porque o poder está em sua mão! Cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a um pessoa e à sua herança”. (Mq-2:1,2)


O que é iniquidade?

Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõe à equidade.  A iniquidade está associada ao ato de ser mau injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride as leis e normas morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos. A iniquidade está, normalmente, relacionada com o cinismo e a falta de caráter.  A criminalidade, pecado ou injustiça são algumas das ações de quem pratica a iniquidade. 

Na sociedade, a prática da iniquidade, é fato comum; visto que a sociedade e seu sistema são corruptos por natureza.
A iniquidade social acontece quando as normas e leis destinadas à sociedade, de um modo geral, não estão sendo cumpridas igualitariamente, seguindo os princípios dos Direitos Humanos, da moral e da ética.  O ato de transgredir as leis ou os bons costumes, ato de mau caratismo, ação que desagrade alguém ou a muitas pessoas. 

A iniquidade vem sempre associada ao cinismo, ou seja, é a prática do mau ato sem que a pessoa que o comete assuma ou reconheça aquela ação como ato errado ou cruel. Iniquidade é o reconhecimento de normalidade em uma ação que é descabida e agressiva contra o estado ou contra o próximo. 

No livro dos Salmos, vemos em vários capítulos os salmistas buscando a misericórdia do Senhor Deus, para que perdoasse as suas iniquidades. (Sl-39:8 –Sl-51:9 – Sl-79:8 –Sl-103:3)  Os profetas também profetizaram, sobre a vinda daquele que pode perdoar as nossas iniquidades. (Dn-9:24 –Mq-7:18). Isaías profetizou o sofrimento de Cristo, em sua morte vicária pela humanidade: Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. (Is-53:5,6).

mesmo assim, o profeta continuava exortando o povo, sobre o perigo da pratica da iniquidade, que certamente iria afasta-los de Deus. Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (Is-59:1,2)

A prática da iniquidade faz com que, o pecado seja visto como algo normal.
Tão normal, que o pecador, não sente mais culpa pelo pecado cometido; de tanto cometê-lo, já acha que, o que fez é absolutamente normal. “Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: Não cometi maldade”. (Pv-30:20)

Então veio o Senhor Jesus em seu sermão do monte declarando em alta voz:
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente; Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. (Mt-7:21-23)

Poderíamos ficar tranquilos; pois o texto é claro, não estar falando de nós; mas, sim dos falsos profetas; destes que fazem tudo em nome de Cristo, profetizam e fazem muitas maravilhas. Creio que muitos já tiveram a oportunidade de conhece-los ou pelo menos já ouviu falar. Dos tais, que o Senhor Jesus nos alertou: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.(Mt-7:15)

É, verdade, este texto foi ministrado em protesto contra os falsos profetas de todos os tempos. Tanto, os do passado, quanto, os da presente era.
Porém, o pecado de iniquidade, não se aplica unicamente aos falsos profetas. Podemos contemplar nos textos bíblicos, quantas vezes este pecado se fez presente na vida do povo de Deus, impedindo o agir de Deus em seu favor. (Jó-4:8 – Sl-39:11 –Sl-56:7 –Sl-90:8 –Jr-31:30).

 Israel, o povo escolhido de Deus, perdeu as suas maiores bençãos, por causa da sua vida de iniquidade. Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu ó terra, porque fala o Senhor: Criei filhos, e axalçei-os; mas eles prevaricaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai da nação pecadora, do povo carregado de iniquidade, da semente de malignos, dos filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás. (Is-1:2-4).

Então, aqui neste texto, pude ver claramente, que este pecado não é exclusividade dos falsos profetas; nem muito menos, do povo ímpio. Mas, sim, de todos os que não amam e não praticam a justiça.

Por falar de injustiça; a iniquidade, é o caráter e a personalidade do anticristo. “O homem do pecado, o filho da perdição; “O iníquo”. E, o seu ministério; segundo o Apostolo Paulo; Já foi implantado.

“Porque já o ministério da injustiça opera: somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado. E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira. E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. (2Ts-2:7-12)

Foi nesse sentido é que o Senhor Jesus em seu sermão profético, declarou: E, Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de gurras e de rumores de gurras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o principio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-se-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo muitos escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. (Mt-24:12).

O amor esfriará, porque está debaixo do poder da iniquidade, em um período de catástrofe e provações; o ser humano, egoísta como sempre foi, só pensará em si mesmo.

Biblicamente: A iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no  Velho e no Novo Testamento. (Ex-20:5) A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a Bíblia, o iníquo é o individuo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências, não tendo vergonha, nem temor de cometê-los. Conforme a parábola do juiz iníquo,contada por Jesus e citada em Lucas-18: “E por algum tempo não quis; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens”.(Lc-18:4)


Um texto que me impressionou, e porque não dizer; preocupou-me muito, foi Lucas-13:22-28, onde Lucas descreve um fato ocorrido no ministério profético do Senhor Jesus Cristo:
E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
E disse-lhe um: Senhor são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes a estar de fora, e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei donde vós sois;
Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
E ele vos responderá: Digo-vos que não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas, no reino de Deus, e vós lançados fora.
E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus. E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros.

E, a igreja, como tem se comportado no quesito do amor e da  justiça? será que a igreja de hoje, passará pelo teste de Mateus-25:31-46? Será  aprovada ou reprovada? Receberá o louvor de “Sejam bem-vindos ou  a reprovação do apartai-vos de mim, vós os que praticais a iniquidade? 

Dentro deste contexto, muito dos que se dizem crentes em Jesus, não alcançarão a sua salvação. Não por falta de obras ou por ausência delas. Mas, por pratica-las ou não; dentro de um espírito de iniquidade: “Soberba ou falta de amor ao próximo “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”

E então lhes direi abertamente; Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Disse Davi:  Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, e cujo pecado é coberto. (Sl-32:1)   Amém, Jesus!!!


Postado pelo Pr. Fábio Scofield em 24/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário