quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os mistérios do Reino dos Céus - Parte -2


Os mistérios de Reino dos Céus – 2 Parte

“A Parábola do Joio e do Trigo”
(Mt-13:24-30,36-43)

Esta parábola tem um sentido escatológico; mostrado em uma dispensação de dois tempos: O tempo presente à semeadura, e o tempo vindouro a ceifa.

O tempo presente, à Semeadura:
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

O tempo vindouro, à Ceifa:
A Explicação da Parábola
Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegando ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno.
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Como já falamos antes; esta é a segunda parte, de uma seqüência de sete parábolas, intituladas “Os mistérios do Reino dos Céus”, na qual também, igualmente a primeira; ela traz em sua composição as devidas explicações. Onde o autor nos concedeu a bem-aventurança de conhecer os mistérios do reino dos céus.
Porem, o mais interessante nestas parábolas é entender a intenção do autor; por que o seu interesse, não é apenas explicar o significado da parábola, mas nos levar a um nível de crescimento Espiritual; quando formos cabazes de compreendê-las; por que em cada uma delas, ele o autor, irá nos levar a conhecer, um pouco mais dos mistérios do seu reino.
Observem a exortação: E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?
Esta parábola segue uma ordem de crescentes revelações, onde claramente podemos ver a forma inteligente, em que o Senhor vai revelando os valores do Reino dos céus.
Esta segunda parábola tem uma certa semelhança com a primeira, as duas falam do semeador, falam de sementes, Falam de campo, fala de um “inimigo maligno”, falam de colheitas, boas, e ruins.
Porem com alguns detalhes; os quais o leitor e ouvinte, não deve passar despercebidos; pois descobri-los e de suma importância, para sua real compreensão.
Detalhes e semelhanças entre as parábolas:
-A primeira, fala de um semeador, que representa o Senhor ou todos que semeia.
-A segunda, fala de dois semeadores: o primeiro que semeia a boa semente é o Filho do homem e o outro, que semeia a semente ruim e o inimigo o diabo.
-A primeira, fala da semente que representa a palavra de Deus; independente do resultado da semeadura ou a terra em que foi semeada.”Sempre será a Palavra de Deus”
-A segunda, fala de duas sementes; uma boa, que representa os filhos do reino, e outra ruim o “joio” que representa os filhos do maligno.
-A primeira fala que a semente foi semeada a beira do caminho, ou na terra; que ambas representam estar dentro ou fora do nosso coração; onde ela irá germinar conforme, as condições em a recebermos.
-A segunda fala que a semente foi semeada no campo que representa o mundo; que podemos compreender, como sendo a seara ou até mesmo a igreja, geograficamente falando.
-A primeira fala que a semente, pode ser roubada, pode cair no meio de pedras, pode cair
no meio de espinheiros. Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
O interessante, na parábola do semeador “A primeira” é que, a semeadura produz vários resultados, que são reais, muito claros no nosso dia a dia, da caminhada Cristã; quando semeamos a palavra, podemos na pratica comprovar o que Jesus experimentou, no seu ministério terreno. Não salvos “beira do caminho” Quase salvos “Pedras e Espinhos” Salvos “Os que ouvem e compreendem a Palavra”.

A primeira parábola nos traz uma grande preocupação; não somente, pelos resultados infrutíferos da semeadura; onde hoje vemos templos lotados não de crentes salvos, mas de fâns de cantores gospel e de pregadores profissionais, que ao termino dos eventos, tudo continua como dantes; pois são apenas expectadores ou telespectadores de um show da fé. Bem, este caso parece mais fácil de resolver, é só não trazer cantores e pregadores profissionais em nossas igrejas; então correremos, menos riscos.

E o que dizer da segunda parábola; onde duas sementes foram semeadas, no mesmo campo; ambas produziram frutos; uma produziu frutos para o reino de Deus, e a outra produziu frutos para o diabo. “O trigo e o Joio”. Tudo isso irmãos, não teria a menor importância, se o campo não fosse o mesmo, que representa o mundo diretamente; e indiretamente, a igreja. “E, se nos pudéssemos também arrancá-los do nosso meio, estaria tudo resolvido; porém, também não podemos”.E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois que vamos arrancá-los? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
.Observem o final da parábola:




E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
(Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes).
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

4 comentários:

  1. Nobre Pb.Fabio,
    Graça e Paz.

    Parabéns pela boa postagem, verdadeiramente o único que pode retirar o jóio do meio do trigo é o nosso Senhor.Continue nesta tua força.
    Já estou te seguindo.
    Veja e comente minha nova "Postagem O Filho Pródigo".

    Um forte abraço,
    Pb.Silas Pimenta.

    ResponderExcluir
  2. Formosos são os pés do que anunciam as boas novas.
    Parabens pelo blog! Conte com as minhas visitas, amizade e oraçoes!

    ResponderExcluir
  3. Shalom meu querido já sou sim sua seguidora , e amei o seu blog acredite! Já faz algum tempo que coloquei o seu blog na minha lista de blogs pois é muito bom divulgarmos um bom trabalho. Fica na paz .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Infelismente nas igreja tem o jóio e o trigo e até mesmo no meio da nossa família. Mais o Senhor vai separar tudo isso. Vamos nos preparar para esse grande dia.
    Já estou te seguindo.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir