quarta-feira, 14 de julho de 2010

"Nem Tudo que é Santo e Sagrado, é Proibido"

"Nem Tudo que é Santo e Sagrado, é Proibido"








Mateus -12:1-14


Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus palas searas. Ora, os Seus discípulos estavam com fome, e começaram a colher espigas e a comer.
Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhes: Eis que os Teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.
Mas Ele lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhe era licito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, senão só aos sacerdotes?
Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?
Eu, porém, vos digo que aqui está algo maior do que o templo.
Mas se vós soubésseis o que significa: “Misericórdia quero, e não sacrifício”, não teríeis condenado a inocentes.
Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado.
Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles.
Eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos ressequidas; e eles, a fim de acusá-lo, perguntaram-lhe: É licito curar no sábado?
Ele lhes respondeu: qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e se, num sábado, esta cair numa cova, não irá tomá-la e tirá-la dali?
Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Logo, é lícito fazer o bem aos sábados.
Então disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu, e ela foi restabelecida, e ficou sã como a outra.
Saindo, porém, os fariseus, deliberaram em conselho contra Ele, sobre como O destruiriam.

O que podemos aprender com este texto:

1º- A frase por aquele tempo liga este capítulo ao capítulo-11. Na ocasião em que o Senhor estava chamando o povo para descansar do esforço de guardar a lei e os preceitos religiosos, Ele passou pelas searas no sábado, e Seus discípulos começaram a colher espigas e a comer, aparentemente violando o sábado.

2º- O sábado foi ordenado para que os judeus se lembrassem da conclusão da criação de Deus (Gn-2:2), guardassem o sinal da aliança que Deus fez com eles (Ez-20:12), e se lembrassem da redenção que Deus efetuou por eles (Dt-5:15), Portanto, profanar o sábado era questão séria aos olhos dos fariseus religiosos. Para eles, isso não era lícito, nem estava de acordo com as Escrituras. Mas não tinham o conhecimento adequado das Escrituras. Baseados no seu conhecimento escasso, eles se importavam apenas com o ritual da observância do sábado, e não com a fome do povo.

- Os fariseus disseram que não era lícito aos discípulos do Senhor colher espigas nas searas e comer; assim, condenaram os discípulos por agirem contrário às Escrituras. Mas o Senhor respondeu: “Não lestes...?” mostrando-lhes outro aspecto das Escrituras que O justificava, a Ele e a Seus discípulos. Os fariseus foram assim condenados pela falta de conhecimento adequado das Escrituras.

4°- As palavras do Senhor aqui implicam que Ele é o verdadeiro Davi. Nos tempos antigos, Davi e seus seguidores, quando rejeitados, entraram na casa de Deus e comeram dos pães da proposição (v.4), aparentemente violando a lei levítica. Agora, o verdadeiro Davi e Seus discípulos colheram espigas e comeram, aparentemente indo contra o preceito sabático. Assim como Davi e seus seguidores foram rejeitados, e os discípulos colheram espigas e comeram, aparentemente indo contra o preceito sabático. Assim como Davi e seus seguidores não foram considerados culpados, assim também Cristo e Seus discípulos não deveriam ter sido condenados.

5º- Além do mais, as palavras do Senhor aqui implicam a transição dispensacional do sacerdócio do sacerdócio para a realeza. Nos tempos antigos, o surgimento de Davi mudou a dispensação, da era dos sacerdote para a dos reis, na qual os reis estavam acima dos sacerdotes. Na era dos sacerdotes, o líder do povo tinha de dar ouvidos ao sacerdote (Nm-27:21,22). Mas na era dos reis, os sacerdotes tinham de submeter-se ao rei (ISm-2:35,36). Portanto, o que fez o rei Davi juntamente com seus seguidores não foi ilegal. Agora, a vinda de Cristo mudou a dispensação novamente, desta vez da era da lei para a da graça, na qual Cristo está acima de tudo. O que quer que Ele faça está correto.

- Aqui o Senhor assinalou aos fariseus outro caso nas Escrituras, mostrando-lhes quão pouco as conheciam. O Senhor revelou aos fariseus que Ele era maior do que o templo. Isso indicava outra transição: do templo para uma pessoa, transição essa que cumpriu a prefiguração. No caso de Davi, houve uma transição de uma era para outra. Neste caso, relacionado aos sacerdotes, houve uma transição do templo para uma pessoa que é maior do que o templo. Visto que os sacerdotes ficavam sem culpa ao atuarem no sábado no templo, como poderiam ser os discípulos do Senhor culpados ao atuarem no sábado Naquele que é maior do que o templo? No primeiro caso, o rei violou o preceito livítico; no segundo, os sacerdotes violaram o preceito sabático. Segundo as Escrituras, nenhum deles era culpado. Assim, de acordo com as Escrituras, o que o Senhor fez aqui estava correto.

7º- Aqui, o Senhor mostrou uma terceira transição: do sábado para o Senhor do sábado, uma transição que Lhe reivindicava os direitos. Como Senhor do sábado, Ele tinha o direito de mudar os preceitos relacionados ao sábado. Assim, o Senhor deu aos fariseus condenadores um veredito triplo: Ele era o Davi verdadeiro, o templo maior e o Senhor do sábado. Portanto, Ele podia fazer tudo o que quisesse no sábado, e tudo o que Ele fez foi justificado por Si mesmo. Ele estava acima de todos os rituais e preceitos. Visto que Ele estava ali, nenhuma atenção deveria ser dada a qualquer ritual ou preceito.

8º- Este capítulo relata as ações do Senhor em dois sábados (Lc-6:1,6). O que Ele fez no primeiro sábado indica que Ele se preocupava Consigo mesmo como a Cabeça do corpo. Como Cabeça, Ele é tudo: o verdadeiro Davi, o templo maior e o Senhor do sábado. O que Ele fez no segundo sábado mostra que Ele se preocupava com os Seus membros. Nesse sábado, Ele curou a mão ressequida de um homem, assemelhando-o a uma ovelha (vs.11,12). A mão é um membro do corpo, e uma ovelha, membro de um rebanho. O Senhor faria qualquer coisa para curar os Seus membros, para resgatar as Suas ovelhas caídas. Com ou sem sábado, o Senhor está interessado em curar os membros mortos do Seu Corpo. Para Ele, não importam os preceitos; resgatar as Suas ovelhas caídas significa tudo.

- O Senhor disse ao homem estas palavras: “Estende a tua mão”. Nas palavras do Senhor estava a vida reanimadora. Estendendo a mão, o homem recebeu a palavra vivificante do Senhor, e sua mão ressequida foi restabelecida pela vida contida na Sua palavra. Aos olhos dos fariseus religiosos, ao violar o sábado, o Senhor estava destruindo a aliança de Deus com a nação de Israel, ou seja, destruindo o relacionamento entre Deus e Israel. Portanto, deliberaram em conselho contra Ele sobre como O destruiriam. A violação do sábado fez com que os fanáticos judeus rejeitassem o Rei celestial.

Postado pelo Presb. Fabio Scofield em 14/07/2010

5 comentários:

  1. Cristo é o nosso descanso! Que Deus lhe abençoe, amado Presb. Fabio.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão Presb. Fabio Scofield, graça e paz! Obrigado pela visita e por adicionar o meu blog aqui. Também estou adicionando o seu blog na minha lista.Um forte abraço e que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rev. Ronaldo, vamos caminhar juntos; nos falamos de muitas coisas que faltam na igreja, mas verdadeiramente o que mais tem feito falta, e a comunhão e o vinculo da paz entre os irmãos.

    Deus abençoe Ricamente a sua vida, sua família e seu ministério, em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor meu Irmão. Obrigado pelo carinho, estou mesmo em falta. Mais semana que vem vou escrever uma nova mensagen.Outro dia o Senhor me deu uma mensagen linda, eu estava dormindo e não me levantei para fazer a anotação pois estava muito cansada tinha trabalhado muito naquele dia.
    Só me lembro do titulo que era O abençoador e o abençoado.Tenho que ficar mais atenta ao chamado do Senhor.Mais creio que ele vai me dar outra oportunidade.
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  5. E, Verdade irmã Marli, por isso Ele diz: Que tem ouvidos para ouvir, que ouça; Mas quem ouve e não anota, fica na saudade. Um certo autor, que eu não me lembro mais o nome; já dizia, um bom servo nunca deve andar sem o seu caderninho, vai que dirrepente, o Senhor lhe faz uma revelação, onde a anotaria? Mas levando em conta, que Ele gosta muito de nos falar enquanto dormimos, o melhor é dormir prevenido, com o caderninho debaixo do travesseiro. Brincadeirinha RsRsRs...
    Com certeza, minha querida irmã Marli, o nosso bom Deus, ira te iluminar a mente e o teu coração, com muitas mensagem, para confortar a nossa alma.
    Tenha também um ótimo domingo, Deus te abençoe e, te de Paz

    ResponderExcluir