quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"A Glória do Homem é conhecer a Deus"



Assim diz o Senhor:
Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto; em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jr-9:23, 24).

O texto desta postagem creio ser o maior desafio para o ser humano. Nele o Senhor, propõe ao homem, abandonar tudo que normalmente, lhe possibilita alguma glória, honra ou ostentação, tais como: Sabedoria, força e riquezas; mas gloriar-se em apenas conhecê-lo, e saber que Ele é o Senhor, o que faz misericórdia, juízo e justiça na terra.

Eu não creio, que a grande dificuldade nesta proposta, esteja, em abandonar algum tipo de posição supostamente, honrosa para o homem; mesmo porque estas posições são transitórias até mesmo entre os homens, quanto, mas, diante de Deus.

A sabedoria humana:
Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria; aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; (1Co-1:20,21,25ª).

A força do homem:
Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.(2Co-12:9).
E a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.(1Co-1:25b).



A riqueza do homem:
Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.(Pv-11:28).
Porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração. (Pv-27:24).
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mt-6:24).

O primeiro grande desafiou do homem: Está em conhecer um Deus, que não nós permite vê-lo.
O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

Moisés faz um pedido a Deus!

Então, ele Disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer. E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.
Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. Depois, em tirado eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.(Ê x-33:18-23).

O segundo desafiou: Compreender um Deus, insondável, Inescrutável e Incomensurável.

Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.(Sl-145:3).
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todos as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.(Rm-11:33-36).

Terceiro desafio: Certamente é conhecer Deus, na sua intimidade, visto que Ele é Invisível, insondável e incomensurável.
Mesmo diante de todas impossibilidades, para o homem ter uma intimidade com o seu criador, por ser o homem finito diante de um ser infinito; Deus ainda continua, fazendo um convite ao homem, e possibilitando-lhe este encontro, entre a criatura e seu Criador.


Dir-se-á: Aterrai, aterrai, preparai o caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo. Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

Partindo desse ponto; encontramos na Bíblia a história de alguns homens que tiveram esta experiência com Deus; ainda que não puderam ver a face do Senhor, mas, ouviram a sua voz, conheceram a sua justiça, e foram conhecidos por Ele.

A Bíblia diz que, Deus falava com Adão todos os dias.
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.(Gn-3:8-12).
Enoque foi transladado para não contemplar o mal.

Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.(Gn-5:21-24).
Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.
Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Porém Noé achou graça diante do Senhor.
Eis a história de Noé.
Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. (Gn-6:1-10).

“Observem, que, o pecado nunca foi, um obstáculo, para Deus falar com o homem, e manifestar a ele, a sua justiça e sua misericórdia. Muito pelo contrário, o pecado que tanto irou e entristece-u o Senhor, transformou-se, em um motivo da preocupação de Deus, em promover o resgate dos seus filhos”.

Deus chama Abrão e lhe faz, promessas:
Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoares; em ti serão benditas todas as famílias da terra.(Gn-12:1-3).
Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe; Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. (Gn-17:1,2).

A Bíblia diz: Que Abraão se tornou amigo de Deus.
Mas ninguém teve mais próximo de Deus, como esteve Moisés; após o seu chamado inesperado, para libertar os Hebreus da terra do Egito; Moisés, a cada dia, se tornava mais intimo do Todo-Poderoso, ao ponto do Senhor declarar que com profetas Ele falava através dos sonhos e das visões, mas com Moisés, Ele falava, face a face, como um amigo, fala com o outro. “Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonho.
Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por anigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?”(Nm-12:6-8).
Josué, o sucessor de Moisés, teve grande intimidade com Deus. Os profetas: Samuel, Elias e Elizeu; o Rei Davi, que foi achado por Deus, e encolhido, segundo o seu coração.

Tem um homem na Bíblia, que, só não se iguala a Cristo, porque a suafidelidade e o seu sofrimento, não foi vicário; mas entre os homens, ele é exemplo para todos nos.
Este homem é Jo, a bíblia diz, que o Senhor deu testemunho da fidelidade de Jó, por duas vezes, diante do diabo e Jó provou sua integridade, diante de Deus e dos homens.
A provação de Jó:
Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. Então, o Senhor disse a Satanás: Donde vens?
Respondeu Satanás ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. Então, Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.
Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.
Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade?
Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?
Em tudo isto não pecou jó com os seus lábios.(Jó-2:1-10).
Creio, que, Jó foi um dos poucos homens, que consegui-o passar por uma prova desta natureza, sem pecar contra Deus.
E no final, ele dá um brado de vitória.
Então, respondeu Jó ao Senhor:
Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosa demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.(Jó-42:1-6).

Mas, mesmo, diante de tantas evidencias, nada se compara com o nível de intimidade, que Deus nos proporcionou através do nosso Senhor Jesus Cristo.

Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ô Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Mt-11:25-27).

Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem.; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não O viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram. (Mt-13:16,17).

Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. (Jo-17:20,21).

Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.
Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. (1C-1:26-31).

Em Cristo, nos, não só seremos íntimos de Deus, mas nos tornaremos a sua semelhança.
Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (2Co-3:17, 18). Amém!

Postado pelo Presb. Fabio Scofield em 11/08/2010

4 comentários:

  1. lindo este blog parabéns DEUS abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmão (a) Graça e Paz!!!
    Não pude acessar a sua pagina pra conhece-lo (a) melhor, mesmo assim, muito obrigado pela sua visita e pelo comentário. Deus te abençoe em nome de Jesus o Cristo......

    ResponderExcluir
  3. Deus é lindo e se revela aos seus pequeninos de forma, suave e agradável... Super edificante o conteúdo todo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Irmã Fabiana Richil, Graça e Paz.....
    Muito prazer receber a sua visita a esta humilde pagina, e mais ainda em saber que um texto simples como este lhe proporcionou alguma edificação; creio que isto é o milagre proposto por Deus em sua palavra, nós tornar apaixonados por Ele.
    Peso-lhe desculpas por não ter textos novos, vou buscar em Deus tempo e motivação para escrever esta tão incomensurável obra de Deus...
    Um grande abraço em Cristo Jesus........

    ResponderExcluir