segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Grandeza de Deus, diante da fragilidade Humana



Porque assim diz o Alto e Sublime, que habita eternamente, cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o humilde e quebrantado.

Porque não contenderei para sempre, nem me irritarei perpetuamente, porque o espírito diante de mim desfaleceria, e os seres que eu criei.


Pelo pecado de sua cobiça me indignei, e o feri, e me ocultei irritado; contudo, perversamente seguiu o caminho de seu coração.


Eu vejo seus caminhos, e o sararei, e o conduzirei, e restaurarei para ele a consolação, e aos que fazem luto por ele.


Eu crio os frutos dos lábios, paz, paz para o que está longe, e ao que está perto, diz o Senhor, e eu os curarei.


Mas os transgressores são como o mar agitado, porque não se pode acalmar, a suas águas, lançam de si lama e lodo.


Não há paz para os transgressores, diz meu Deus. (Is-57:15-21)

 A Bíblia narra com riquezas de detalhes o tempo da primeira criação, descrevendo como o Senhor Deus e Pai Celestial, criou todas as coisas existentes, e algumas, já não mais existentes entre nós.

Porém, encontramos uma saudosa narrativa em sua grandiosa criação.

A criação do homem; um ser feito a sua imagem e semelhança, ser este, que, o seu criador lhe reservou entre toda criação, um lugar especial, um jardim, onde havia tudo que lhe seria necessário para viver feliz, e na presença plena de seu criador e Pai, tendo com Ele um relacionamento perfeito, diz a Bíblia que eles se falavam na virada do dia. E lhe colocou como cabeça sobre todos os seres criados, dado-lhe plenos poderes, para possuir e dominar sobre tudo. Sabemos que tudo ia perfeito neste relacionamento entre o homem e Seu criador e Deus. Havia entre eles uma aliança. 1ª - A aliança edênica, que condicionou a vida do homem no estado da inocência. (Gn-1.28)

 Um acordo, com cláusulas restritas e punições irrevogáveis. Bem, nos sabemos que o homem não foi capaz de cumprir este acordo, e dele veio à queda, que chamamos de pecado “Transgressão da lei”, e pelo pecado, veio a quebra do relacionamento entre o homem e o seu criador.  Mesmo assim, Deus ainda propõe uma nova aliança. 2ª - A aliança  Adâmica, que condicionou a vida do homem decaído, oferecendo a promessa dum redentor. (Gn-3:14-21)

O pecado aumentou, o homem se embruteceu se agigantou, e Deus determina destruir a sua criação; porém achou graça aos olhos de Noé, e lhe propões uma aliança. 3ª - A aliança com Noé, que estabeleceu o princípio do governo humano e assegurou a continuação da vida sobre o planeta terra. (Gn-9:1-17)
Noé e seus filhos, salvos da ira de Deus (O dilúvio), tomam posse da nova terra, porém, não foram capazes de cumprir os termos da sua aliança.  Por um tempo, Deus deixou a humanidade seguir o seu curso, mas, logo se voltou para os seus seres criados. E em Uz dos Caldeus, na Mesopotâmia; encontrou um homem por nome Abrão, lhe fez uma promessa seguida de uma aliança. 4ª A  aliança com Abraão, que daria início à nação israelita e concede-lhe a terra da Palestina. (Gn-12:1-9 – Gn-15:12-21). Abraão cumpriu fielmente a sua aliança, o Senhor confirmou a seu filho Isaque e a seu neto Jacó; e cumprindo a primeira parte desta aliança através de Moisés. Fazendo com ele também uma aliança. 5ª - A aliança com Moisés, que condena todos os homens “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm-3:23 – Êx-19:1-25). Após o povo hebreu ter sido libertado da escravidão do Egito. Deus faz uma aliança com eles. 6ª - A aliança palestina, que assegura a restauração e a conversão final de Israel. (Lv-26:1-46 - Dt-28:1-68 – Dt-29:1-29 a Dt-30:1-29). Esta aliança foi quebrada varias vezes, mas, no decorrer deste período de infidelidades, Deus encontrou um homem segundo o Seu coração, e com ele o Senhor fez uma aliança, pela qual o Senhor Jesus Cristo terá que mais uma vez deixar o seu trono de glória nos altos seus, para vir restaurar a Nação de Israel e reinar com eles por Mil Anos. 7ª - A aliança com Davi, que promessa que se cumprirá em Cristo, o “Filho de Davi”. (2Sm-7:16 – 1Cr-17:7 – Sl-89:27 – Lc-1:32, 33). Por ultimo, temos a aliança da Graça, com o propósito de salvar todos aqueles que crer em Jesus Cristo como Filho de Deus, Senhor das suas vidas e salvador das suas almas.

8ª - A Nova Aliança, que assegura a transformação espiritual de Israel e de todos que crêem em Cristo, tornando-os aceitáveis a Deus. (Jr-30:1-24 – Jr-31:1-40 – Lc-1:67-80)

Se observarmos as Escrituras Sagradas de Gênesis a Apocalipses, encontraremos muitas histórias, muitos personagens, muitos feitos de Deus, muitas quedas dos homens. Porém, o mais importante em tudo isso, não é a história que a Bíblia relata entre Deus e os homens. Mais, sim, o grande amor de Deus revelado em Cristo Jesus, com o propósito de  libertar o homem dos seus pecados e livrá-lo da condenação eterna. (Jo-3:16-21 – Rm-5:1-21 – 1Tm-2:1-6 –Tt-2:11-15)


Deus sempre teve em mente um propósito definido, que é o Seu plano da redenção dos homens. Ele prepara um glorioso destino para Seu povo redimido, tanto na terra como no céu. Esse propósito se concretizará com o segundo advento do Redentor, que reinará sobre o mundo em justiça. Depois de ter assim regido o mundo, durante 1000 anos, entregará o reino nas mãos do Pai. Então será estabelecido um novo céu e uma nova terra, na qual habitará  a justiça para sempre. Então, Deus será supremo senhor de todo o universo. (1Co-15:58 – 2Pe-3:1-13 – Ap-21:1-27).    Amém!!!

Postado pelo Pr. J. Fábio Scofield em 25/06/2012

Um comentário:

  1. Paz do Senhor! Parabéns pelo seu blog, que Deus continue te abençoando e te iluminando através de postagens que edificam vidas. Já estou seguindo teu blog e ficarei muito honrado com sua visita, comentário e seguimento, o endereço é: http://adjardimpaulistaalto2.blogspot.com.br
    Em Cristo!

    ResponderExcluir