segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Anjo do Tanque, Fábula judaica ou Poder de Deus?




Depois disso, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, que em hebraico se chama Betesda, a qual tem cinco pórticos.
Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, e os que tinham membros ressequidos, esperando o movimento da água.
Pois um anjo descia de tempos em tempos à piscina e agitava a água. O primeiro, então, que ali entrasse, depois da agitação da água, ficava são de qualquer doença que tivesse. (João-5:1-4).


Toda religião tem as suas crenças, seus dogmas, e seus pragmatismos. Não existe uma religião sequer, que seja praticada sem algum tipo de ritual. Toda religião tem a sua liturgia, seja ela primitiva ou a mais hodierna. E, em todo culto (ritual), existe um só objetivo: “O encontro com o sagrado”. Seja de forma filosófica ou espiritual; porém, tudo o que mais importa é ser tocado pelo sobrenatural, a essência da divindade que está sendo invocado naquele Culto (ritual).

O judaísmo, apesar de ser uma religião praticada por um povo que biblicamente tenha sido escolhido entre as demais nações da terra, para servir ao Único e, verdadeiro Deus. O Senhor criador dos céus e da terra e de tudo que nela há. Religião esta, que, até a liturgia do culto foi determinada pelo próprio Deus. Mesmo assim, eles Também, praticavam entre o verdadeiro culto; um pouco de crendices popular.  As chamadas “Fabulas Judaicas”.  

Aliança de Deus com os filhos de Israel

No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto de Sinai.
Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, no qual se acamparam; ali, pois, se acampou Israel em frente do monte.
Subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos cheguei a mim.
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade particular dentre todos os povos: porque toda a terra é minha.
Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
Veio Moisés, chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas palavras, que o Senhor lhe havia ordenado.
Então o povo respondeu à uma: Tudo o que o Senhor falou, faremos. E Moisés relatou ao Senhor as palavras do povo.        (Êx-19:1-8).

No livro de Levítico, o Senhor estabeleceu os atributos deste sacerdócio, especificando toda liturgia do culto: Ritos, oferendas e sacrifícios. (Levítico –Capitulo -1 ao 10).  E, também, exortou o povo, quanto ao perigo de praticarem qualquer outro tipo de crença, que não estivesse nos estatutos da lei.  (Lv-20:1-27).
A Bíblia nos revela que, apesar de tantos cuidados; os filho de Israel, não foram capazes de obedecer ao Senhor; mesmo sendo duramente castigados. Mesmo, assim, eles sempre deram um jeito de participar das crenças religiosas das nações vizinhas, consideradas abominação pelo Senhor vosso Deus. (Is-8:11-22).

Agora nos deparamos com esse texto no evangelho de (João-5:1-4), onde narra um evento totalmente novo, sem nenhum precedente com o serviço sacerdotal Levítico. “A cura de enfermidades por intermédio de um anjo, e não somente isso; mas, que, o suposto anjo, viria de tempos em tempos mover a água de um determinado tanque, e curaria o primeiro que entrasse na água”. O serviço sacerdotal consistia em prestar culto a Deus, lhe apresentando os sacrifícios e ofertas diários, e também assistir o povo nas suas necessidades espirituais, inclusive, curando as suas enfermidades. (Lv-14:1-4 –Lc-13:10-16 -Lc-17:11-13). A cura de enfermidades através de um anjo é fato inédito, não há registro Bíblico de outro evento semelhante a este. Evento, este logo depois condenado pelos evangelhos. (Cl-2:18 -Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuando sem motivo algum na sua mente carnal). (Tt-1:14-Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé, e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade).            Conferir - 1Tm-1:3,4 – 1Tm-4:7 - 2Pe-1:16,17.

Porém, mesmo tratando-se, possivelmente de uma fábula judaica.  Se, está na Bíblia, com certeza o texto tem alguma coisa para nos ensinar.

O paralítico do tanque de Betesda

V-1- Depois disso, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

* - Festa judaica; a Bíblia diz, que Deus determinou por lei, três festividades anuais, obrigatórias a todo israelita; todos deveriam comparecer diante do Senhor, nestas festas, e nunca de mãos vazias. “Três vezes no ano todo varão entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher: na festa dos pães asmos, e na festa das semanas, a na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o Senhor; cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor seu Deus lhe houver concedido. (Dt-16:16,17). Neste feita, não sabemos quais destas festas eles estavam comemorando, a Bíblia não relata o motivo da festa; põem, cremos que se tratava de uma festa importante; pois Jesus subiu a Jerusalém para participar desta festividade. (V-1)

V-2- Ora, existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, que em hebraico se chama Betesda, a qual tem cinco pórticos.

* - A porta das ovelhas representa a entrada para o aprisco da religião da observância da lei (Jo-10:1). Betesda quer dizer casa de misericórdia, significando que as pessoas que praticavam a observância da lei precisavam da misericórdia de Deus porque eram incapacitadas, fracas e miseráveis, como retrata (Rm-7:7-24). Os pórticos representam o abrigo da religião da observância da lei, abrigo como o que um aprisco proporciona. O número cinco representa responsabilidade. Responsabilidade esta, que os sacerdotes tinham em assistir aquela multidão de necessitados. 

V-3- Neste jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, e os que tinham membros ressequidos, esperando o movimento da água.

* - Isso significa que, sob o abrigo da observância da lei, no aprisco da religião, há muitos que são cegos, incapazes de ver, muitos que são coxos, incapazes de andar; e muitos com membros ressequidos, carentes do suprimento de vida.

V-4 – Pois um anjo descia de tempos em tempos à piscina e agitava a água; o primeiro, então, que ali entrasse, depois da  agitação da água, ficava são de qualquer doença que tivesse.

* - O anjo aqui representa o agente por meio do qual a lei, que não podia dar vida, foi dada (Gl-3:19-21). Agitar a água para que as pessoas ficassem curadas, representa a tentativa de aperfeiçoar as pessoas pela prática da observância da lei.

V-5 – Estava ali um homem, enfermo havia trinta e oito anos.

* - Era dia de festa, porém, para este homem enfermo e incapacitado não havia felicidade, mesmo no alegre dia de uma festa (V-1), era dia de sábado, mas, não havia descanso para este homem, mesmo no dia de sábado (V-10).

V-6 – Jesus, vendo-o deitado e sabendo que já estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?

* - Este sinal significa que, quando a prática da observância da lei na religião judaica tornou-se uma impossibilidade por causa da incapacidade do homem (Rm-8:3 – Porque o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito). O Filho de Deus veio avivar os mortos (Jo-5:25 –Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem, viverão).
A lei não podia dar a vida (Gl-3:21). Mas o Filho de Deus dá a vida aos mortos (Jo-5:21-Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho aqueles a quem quer).

V-7 – Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

* - Havia um modo de obter a cura na religião da observância da lei, mas não era de nenhum proveito para o homem incapacitado, pois ele não tinha forças para cumprir os requisitos da lei. A observância da lei na religião depende do esforço, dos feitos e da constituição do homem. Visto que o homem é incapacitado, a observância da lei na religião torna-se ineficaz.

** - O mais interessante disso tudo, é que, o local era propicio para acontecer o milagre, mesmo na observância da lei; visto que ali, se encontravam todos os elementos sagrados da antiga aliança.”A Cidade santa (Jerusalém). O templo santo, a festa, o sábado, os anjos, As Escrituras Sagradas. Tudo isso são coisas boas daquela religião, mas nada podiam fazer por esse homem incapacitado”.

*** - Aos olhos do Senhor, ele era um morto (V-25), e precisava não apenas de cura mas também de avivamento. Para ser avivado pelo Senhor não era necessário cumprir exigência alguma. Tudo que lhe seria necessário era ouvir a sua voz. (V-25).

V-8 – Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

V-9 – Imediatamente o homem ficou são, e tomou o seu leito e pôs-se a andar. Ora, aquele dia era sábado.

* - Leito ou catre. Antes, o leito carregava o homem incapacitado, mas, agora, o homem avivado carregava o leito. De acordo com os (V-24,25), isto é passar da morte para a vida.

V-10 – Por isso disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é licito carregar o teu leito.

V-11 – Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me fez são, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.

V-12 – Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?

V-13 – Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver uma multidão naquele lugar.

* - O avivamento da vida violou o ritual da religião. A religião se ofendeu com a vida e começou a opor-se a ela a partir de então.(V-16,18 –Por isso, os judeus perseguiam a Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado).

** - O sábado foi feito para o homem, e não homem para o sábado.(Mc-2:27), e deve proporcionar-lhe descanso. A observância religiosa da lei não trouxe descanso a esse homem que estivera enfermo por trinta e oito anos, mas o avivar da vida, sim. Contudo, os religiosos importavam-se apenas com o seu ritual da observância do sábado; não se preocupando nem um pouco com o descanso do enfermo.


V-14 – Depois disso, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Eis que ficaste são; não peques mais, para que não te suceda algo pior.

* - Essa exortação indica que a enfermidade que o homem tinha, era proveniente dos seus pecados, ou conseqüências dos mesmos.

V-15 – O homem retirou-se e contou aos judeus que fora Jesus quem o fizera são.

V-16 – Por isso, os judeus perseguiam a Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.


Postado pelo Pr. J. Fábio Scofield em 16/07/2012

6 comentários:

  1. Amado irmão Pr J. Fabio, venho lhe agradecer a visita e o comentário no meu blog.E também para conferir suas postagens que por sinal estão muito edificantes. Obrigado pelo carinho e vamos continuar na oração pela a igreja do nosso Senhor Jesus. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rev. Ronaldo!!!

    Pelas infinitas misericórdias do Senhor, estou pastor de uma pequena comunidade cristã Bíblica Renovada. Porém, me identifico muito com o seu pensamento cristão. Com sua forma de ver as verdades Bíblicas, e aplica-las em nossas vidas.
    Deus te abençoe.....

    ResponderExcluir
  3. Que surpreendente mensagem encontrei ao acessar seu blog, é bom saber que podemos estar em unidade apesar da distãncia, buscando a Deus em oração, para que a nossa comunhão seja plena, na unção do Espírito Santo de Deus.

    Deixo o convite, fique a vontade para conhecer meu cantinho...

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  4. Olá Irmã Lucy, Graça e Paz...

    Muito obrigado pela sua gentil visita e pelo comentário feito nesta humilde pagina.
    Estive visitando o seu Blog, amei o seu trabalho só não pude permanecer, nem mesmo fazer um comentário, pois fui impedido pelo Google com um alerta de vírus em uma matéria do "juliosevero.blogspot.com", em sua pagina. Lamento, quando for possível eu estarei te seguindo, Ok! Deus te abençoe.....

    ResponderExcluir
  5. Muito conhecimento,pastor gostei muito amado que o senhor ti abençoe muito mesmo vc e seu rebanho em nome de JESUS CRISTO.si eu fosse dicipulo seu ficaria ao seus pés so aprendeno para depois poder repasar esse conhecimento as almas,que estão sofreno nesse mundo.paz meu email:edneisantos83@outlook.com

    ResponderExcluir
  6. Olá amado irmão, obrigado pela sua visita e comentário, seja sempre bem-vindo, e fique a vontade para expor sua opinião....

    ResponderExcluir