sábado, 29 de dezembro de 2012

Toda atitude de Fé, agrada a Deus?







Por Pr. Fábio Scofield

Segundo o autor da carta aos Hebreus, Deus não se agrada daqueles que não demonstram uma atitude de fé.

Ele inicia sua carta fazendo uma demonstração da estrutura da fé. Segundo ele, a fé é uma ideia concreta, sobre uma visão abstrata. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. (V-1)

Em seguida ele começa descrevendo a atitude dos antigos, e sua capacidade de crer. “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. (Vs-2,3)

Logo a seguir, ele faz duas citações de atitudes radicais vivenciadas pela fé.

“Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala”. (V-4)

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus”.(V-5)

E, concluiu: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. (V-6)


E, com base no testemunho de fé, o autor nos apresenta uma galeria de heróis, desde Noé, o a pregoeiro da justiça, até os últimos mártires do Antigo Testamento, onde ele encerra fazendo uma declaração surpreendente: “Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por meio da fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”. (Hb-11:5-40).

**- Embora estes crentes do Antigo Testamento olhassem com fé para o Messias futuro, a fé que tinham não era perfeita, ou completa, até que Cristo veio.(Ver Hb-7:11-28 –Hb-10:1-18).  

Antes de concluir a definição da fé genuína vivenciada pelos heróis desta carta; quero fazer uma reflexão:

1º) -Será que toda atitude de fé agrada a Deus?

2º) -Será que só pelo fato de alguém crer, já é motivo suficiente para ser justificado por Deus?

3º) -Será que as pessoas que dizem crer sabem verdadeiramente em quem tem crido? Exemplo do apostolo Paulo (1Tm-1:12).

Eu creio que verdadeiramente sem fé é impossível agradar a Deus.

Porém, por não saberem em quem tem crido, ou melhor; por não saberem o que significa crer; a fé se tornou uma atitude muitas das vezes, desagradável aos olhos do Senhor.

Para entender isso, é, só analisar quais foram à motivação da fé que impulsionaram os heróis desta carta a crerem em Deus. Será que eles tinham pedido algo ao Senhor e criam que pela fé iriam obter? Será que a motivação de fé destes heróis é a mesma do povão que diz crer em Deus e em Cristo nos dias de hoje?

Será que os heróis da fé serviram a Deus, buscando algum interesse pessoal? Será que este povão que lotam as igrejas nas campanhas de milagres e correntes da fé estariam dispostos a doarem suas vidas em prol da vontade do Senhor, simplesmente por acreditarem no plano de Deus, como Abraão acreditou?

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”.(Hb-11:8-19).

Será, que o crente de hoje, dispensaria as benção terrenas (materiais) pelas vindouras (celestiais)?  

Dificilmente veríamos alguém hoje se expressando como Davi: Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando a procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre. (Sl-131:1-3)

Exemplo do centurião Romano, que impactou o Senhor Jesus, com sua demonstração de amor e fé, não em beneficio próprio, mas, em amor e solidariedade ao seu criado que se encontra enfermo.  Alguém, que por amor usou a fé abrindo mão dos seus próprios interesses para exercitá-la em favor do seu próximo. (Mt-8:5-13).

O que vemos hoje é uma fé egoísta e interesseira ou quando não, voltada unicamente para o suprimento da sua própria necessidade. Uma fé coisificada, voltada para o ventre, pois só pensam nas coisas deste mundo.(Mt-16:26). 

O que verdadeiramente vemos não é o homem crendo e confiando na plena e soberana vontade de Deus. Mas, sim, vemos o homem exercitando a sua fé através das crenças, por meio de rituais e indulgências pragmáticas apresentadas a Deus para forçá-lo a realizar os seus interesses pessoais. (Is-58:1-5 – Zc-7:4-13).


O que é fé?

A fé é uma ação determinante por Deus aos seus servos: Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. (Hc-2:2-4 –Rm-1:16, 17).

Seguindo o raciocínio do autor da carta como ele diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Fé significa abandonar toda a confiança em nossos recursos, capacidades e raciocínios, “No que vemos”. Para confiar exclusivamente naquilo que não vemos. “As promessas e as provisões de Deus, e o seu interesse por nós”. A fé se evidencia pela obediência ao Senhor. O autor de Hebreus definiu fé em duas direções: Fé em relação a realidades futuras. (as coisas que se esperam), e fé em relação a realidades invisíveis (fatos que se não se vêem).Quando temos a certeza de que Deus está no controle dessas áreas (vivemos de acordo com essa convicção), isto é fé. O Salmista nos salmos (Sl-23:1-6 e 37:3-7 – Revelam como devemos viver por fé em plena confiança na provisão do nosso Deus e Pai celestial).

Todavia, somente uma atitude interior não define a fé, para que a fé esteja presente, é preciso ação. O apostolo Tiago nos dá uma grande lição da verdadeira praticidade da fé cristã. (Tg-2:14-26). Porém, esta ação não pode ser baseada ou motivada por interesses religiosos ou auto-justiça, que venham contrariar a vontade do Senhor. (1Jo-3:19-24).

Segundo o apostolo João: A fé é o poder para vencer o mundo. (1Jo-5:1- 5).

Porém, não é isto que temos visto no cotidiano daqueles que dizem viver da fé. O que temos visto é um povo que, ao invés de vencer o mundo pelo poder da fé em Cristo Jesus: Que significa vencer o pecado em todas as suas manifestações e as forças malignas de Satanás. Estão invertendo o alvo, usando o poder da fé para vencer no mundo. Pelo poder da fé, buscam desesperadamente conquistarem o mundo e toda a sua glória. (Lc-4:5-7). Assim, se tornando inimigos da cruz de Cristo. (Fl-3:17-19).

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. (V-6)

Precisamos exercer a nossa fé, não uma fé pragmática e egoísta, mas, uma de plena confiança na vontade do nosso Deus. ]
Os dois aspectos da fé (certeza e expectativa), podem ser vistos na vida dos heróis mencionados nesse capítulo. Tinham firmes convicções sobre realidades presentes invisíveis. Também forte certeza de que as promessas de Deus se cumpririam, até mesmo em face de indicações em contrario. (Hb-11:11 –Rm-4:18-25). Seguindo estes aspectos, podemos entender que, ter fé não significa pedir a Deus o que precisamos e esperar que ele nos atenta. Mais sim, ter fé e  confiar no Deus que sabe tudo o que precisamos e supre todas as nossas necessidades em Cristo Jesus.(Ef-3:20,21).

Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá, e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé, e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. (Hb-10:35-39).

A Cristo Jesus seja dada toda a glória. Amém!!!

Pr. Fábio Scofield em 29/12/2012

2 comentários:

  1. VISITANDOLES NUEVAMENTE DESDE EL SALVADOR CENTROAMERICA, DESDE MI BLOG www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    RECIBAN MUCHISIMAS BENDICIONES

    ResponderExcluir
  2. Hola hermana Naomi, Gracia y Paz ..

    Gracias por visitar nuestro humilde trabajo. Estaremos visitando su blog, y también saber si usted puede seguir como un amigo. Feliz Año Nuevo, que Dios te bendiga en Cristo Jesús ....

    ResponderExcluir