quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Bondade de Deus!!!






O Salmista do Salmo -136, em um hino de gratidão, faz uma grandiosa aclamação à bondade de Deus. “Daí graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre”.


O Salmista narra todos os grandes feitos do Senhor, desde a criação do universo até a libertação do seu povo do cativeiro do Egito. Sitando com detalhes, a forma miraculosa a qual o Senhor manifestou o seu poder através de sinais e prodígios, abrindo o mar vermelho e conduzindo o povo pelo deserto, levando-os a terra prometida, após destruir os reis da terra; dando-lhes a posse da terra que manava leite e mel.

Este Salmo contem Vinte e Seis versículos, e do primeiro ao derradeiro, podemos ouvir a uma só voz, uma só exclamação “Daí graças ao Deus dos céus, porque a sua benignidade dura para sempre”.

Porém, será que em todo tempo os salmistas tinham esta mesma visão da bondade de Deus?

Até quando Deus é Bom?

O livro de Salmos é o maior livro da Bíblia, ele é classificado como sendo um livro de textos poéticos; porém, em seus 150 capítulos, podemos encontrar, vários estilos de narrativas: Encontramos os cânticos, as orações, as exaltações ao Senhor Deus pelos seus grandes feitos, as profecias Messiânicas, momentos históricos de Israel, suas conquistas e seus fracassos. Mas, também, encontramos narrativas da vida pessoal dos próprios salmistas. Visto isto; podemos dizer, que, o livro de Salmos é por sua vez: Poético, Histórico, Profético e Biográfico.

Como biografia, quero destacar a vida do Salmista Asafe. Asafe era um grande salmista. Quando Salomão foi inaugurar o grande templo, dois grandes regentes foram convocados para reger o coral, um deles foi o salmista Asafe, que foi indicado pelo   rei Davi como ministros de louvor da casa do Senhor. (1Cr-6:31-40 -1Cr-15:17-19 -1Cr-16:5,7,37 – 2Cr-35:15). Ele liderou os louvores, juntamente com outros levitas, quando o grande Templo foi consagrado pelo rei Salomão. (2Cr-5:12). Porém, sua influência musical estendeu-se muito além do serviço do Templo, até o livro de cânticos dos judeus, onde permaneceu por todos os tempos. Seu nome é encontrado no titulo de doze salmos, para indicar que provavelmente são parte de uma cantata composta por ele, ou em memória dele. (Sl-50; Sl-73 a 83). Este salmista nos dias chamado hoje, neste evangelho Gospel em que vivemos, onde ser levita significa invariavelmente, ser um musico profissional. Certamente seria famoso, bem sucedido e muito rico.

Porém, quando lemos o Salmo -73, somos surpreendidos com uma narrativa, que com certeza, não foi feita por um homem de sucesso, mas, sim, por um homem que a despeito de ter uma vida de comunhão com Deus, e estando em pleno exercício da obra da casa do Senhor; teve um momento de fraqueza espiritual. E nesta fraqueza, desviou os olhos da presença do Senhor, e contemplou as riquezas indignas dos ímpios, e, as desejou para si. Exclamando! “Em verdade Deus é bom para Israel, para com aqueles de coração puro. Mas quanto a mim, meus pés por pouco tropeçaram; quase escorreguei. Pois invejei o arrogante, quando vi a prosperidade dos ímpios”.

Creio que Asafe estava vivenciando um momento de fraqueza muito comum aos seres humanos; a qual fez com que, ele, momentaneamente esquecesse das bençãos do Senhor e de sua grande benignidade para com os seus filhos; e mais ainda, todas as riquezas dos ímpios não superariam a vida em plena comunhão com Deus, como era o caso dos ministros do Senhor.(Dt-18:1-4). Pois o Senhor era a sua herança.    

E nós, como disse a apostolo Pedro: Que já provamos que Deus é bom. (1Pe-2:3). Será que em todo tempo ou em qualquer circunstancias, podemos confirmar a bondade de Deus? Será que também, podemos dizer: Daí graças a Deus dos céus, porque a sua benignidade dura para sempre, em qualquer situação?

O ser humano é falho, e sofre de um terrível mal em sua consciência: “Instinto de ingratidão”. Quase sempre, somos marcados pelo mal que merecidamente recebemos; e quase nunca pelo bem que desmerecidamente recebemos. Por esta razão, esquecemos tão facilmente do bem que nos tem feito o Senhor. (Exemplos de Jó-2:9, 10 – Lc-17:11-19). Temos uma tendência de focar em alguns supostos fracassos, como se eles fossem a base da nossa existência. Lamentamos tudo o que perdemos, seja bens materiais, oportunidades, saúde e principalmente os nossos antiqueridos, quando eles são tirados de nos, como se de fato eles nos pertencessem.

Até quando Deus é Bom?

**Quero relatar uma experiência contada por um Pastor muito conhecido em nosso meio. Em uma de suas maravilhosas ministrações da palavra de Deus, disse ele que em sua igreja, havia uma família com uma filhinha de Cinco anos, muito doente e sobre os cuidados médicos; vindo o pai a receber um diagnostico desfavorável, pediu ao pastor para orar pela sua filha, pediu também a muitos outros irmãos em Cristo, como é costume de todo crente. Persistindo a enfermidade, convocou toda a igreja em oração pela criança. Porém, nem os médicos puderam fazer nada, nem tão pouco as orações foram atendidas; vindo à menina falecer. Os pais então diante de tamanho sofrimento, solicitaram ao pastor para realizar a cerimônia fúnebre. 
Diz o amado pastor que ao chegar no cemitério, e ao entrar na capela lotada de parentes e amigos da família, ficou pasmo diante do olhar de todas aquelas pessoas, como se ele fosse o culpado daquela fatalidade. Saudou-as com a paz, mas não obteve resposta.  Um silencio acusador e mórbido pairava naquele lugar. Ele mesmo sendo um pastor experiente sentiu-se totalmente incapacitado para quebrar aquele silencio angustiante. Não havia palavras para se dizer naquela hora, ainda que todos esperasse dele uma resposta convincente para aquele fato trágico. Dizer o que, quando não se tem o que dizer, como explicar o que não aceitamos e não compreendemos.
Aproximou-se do caixão da pequena menina, olhou para aquela face tão angelical, e, uma angustia veio ao seu coração, e sem querer, uma pergunta surgiu dento do seu peito; e sem palavras ele disse: Deus não podia ter curado esta menina, Será que entre nós não havia nenhum justo diante dos olhos do Senhor? (Tg-5:13-16).

Olhou de novo para aquelas pessoas, e, viu perplexidade em seus olhos, e ele pode ouvir o coração delas dizendo: É, verdade: Deus é muito mal, Ele bem que podia salvar a menina inocente, e não salvou! Viu nelas uma expressão de reprovação, quase que não reconhecia mais aquelas pessoas, que antes daquele fato trágico, amavam tanto ao Senhor e confessavam a sua bondade. Porém, agora, discordavam de tudo o que antes acreditavam e confessavam. Porque Ele não salvou aquela pequena menina, porque Ele não ouviu as nossas orações, Ele não é bom?


Sabemos que a vida pertence a Deus, mas, poucos podem glorificar a Deus como glorificou, quando Deus permitiu a Satanás, que em um só dia ceifasse todos os seus Dez filhos (matasse) e dizimasse todos os seus bens o deixando em plena miséria, sem falar da enfermidade que foi lançada sobre ele, para ver até onde ele iria suportar. (Jó-1:13-19 –Jó-2:4-9).  Mesmo assim, ele bradou em alta voz: Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!

Diz o amado pastor, que, ao terminar aquele ato fúnebre, ainda tomado de muitas duvidas e tamanha tristeza; derrepente o celular toca, insistentemente, ele atende, e do outro lado da linha, estava outro pai, porém, desta feita, muito alegre, bradando em alta voz: Deus é maravilhoso, pastor,  Deus é Maravilhoso! Aleluia, Glória Deus!

Ele, o pastor, sem saber de fato qual o motivo de tanta alegria daquele irmão. Perguntou atônito e curioso: Irmão porque tanta alegria? No que ele lhe respondeu: Pastor meu filho acabou de nascer! O senhor não estava sabendo, que o parto era de risco. Segundo os médicos, seria a criança ou a mãe; pastor, é como o senhor tem nos ensinado, quem tem a ultima palavra e o nosso Deus. E Ele é maravilhoso, salvou o meu filho e também a minha amada esposa. Aleluias! "Daí glórias a Deus, porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre". 
Até quando Deus é Bom?

A dificuldade que temos de reconhecer a bondade de Deus, é porque, só há vemos de fato nas coisas que nos satisfaz, quando os nossos desejos são satisfeitos, quando atingimos os nossos objetivos. Mas, quase sempre, que sofremos alguma perda, rapidamente fechamos o nosso ingrato coração para os feitos do Senhor em nossas vidas.

Precisamos aprender com o justo Jó e o  Salmista Davi, que a despeito de qualquer coisa que venha acontecer ou nos faltar, Deus é tudo em nossas vidas.

Davi, no Salmo-103, faz uma minuciosa declaração de reconhecimento da bondade de Deus em sua vida e na vida daqueles que o temem.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. (vs-1-5).

Este salmo é composto de vinte e dois versículos, todos declaram a forma maravilhosa e misericordiosa em que o Senhor cuida dos seus, daqueles que o temem e guardam os seus estatutos.(Vs-17,18).

O Salmista encerra fazendo uma aclamação a todos os seres criados para que reconheça a soberania do Senhor e a sua benignidade para com os seus filhos.(Vs-19-22).

Nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.

Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra.

Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.

Bendizei ao Senhor, vós, todos as suas obras, em todos os lugares do seu domínio.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

Postado pelo Pr. Fábio Scofield em 13/02/2013

2 comentários:

  1. Maravilhosa, rica, profunda e edificante reflexão. Prazer reencontrá-lo pr Fábio. Concordo, Deus é tudo em nós. Deus seja louvado!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmão Sandro Moraes, Graça e Paz....

    Muito me alegro com a sua visita, seus comentários sempre foram sábios e sinceros.
    Muito obrigado, Deus abençoe a sua vida sua família e seu ministério...

    Um grande abraço....

    ResponderExcluir